A Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), em parceria com o Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), realizou, nos dias 23 e 24 de junho, a 1ª edição do projeto “Ciclos Culturais”, no porto de Manaus, Centro. A ação acompanhou a intensa movimentação de passageiros que seguiam rumo ao festival de Parintins, levando arte, cultura, entretenimento e conscientização social ao público.

Durante os dois dias de programação, artistas locais se apresentaram com muita música e dança, enquanto artesãos expuseram e comercializaram seus produtos, fomentando a economia criativa e gerando novas oportunidades de renda para trabalhadores da cultura.

Além das atrações culturais, a iniciativa contou com uma importante ação de conscientização com distribuição de panfletos alertando para o combate à violência contra crianças e adolescentes, aproveitando o grande fluxo de viajantes que passaram pelo terminal portuário.

Para a presidente do Concultura, Janayna Vasconcellos, o sucesso da ação demonstra o potencial das parcerias institucionais em prol da cultura manauara. “É o pontapé inicial da nossa parceria com o Sest/Senat. É a Prefeitura de Manaus, por meio do Concultura, valorizando os artistas, democratizando a arte e a cultura, abrindo novos espaços, gerando renda e entretendo a população”, destacou a presidente.

A parceria também foi celebrada pelo gestor do Sest/Senat, Welton Flexa, que ressaltou a importância da ampliação das ações culturais no espaço. “É o terceiro ano que estamos nessa parceria com o porto de Manaus e agora, junta-se a nós o Concultura, com os artistas, movimentando toda uma cadeia produtiva cultural e a economia criativa”, afirmou.

A receptividade do público foi um dos pontos altos do evento. Entre embarques e despedidas, passageiros aproveitaram as apresentações, registraram momentos especiais em fotografias, dançaram e prestigiaram os músicos e os artesanatos regionais.

O turista coariense Arthur Souza, 27, aprovou a iniciativa. “Estou adorando todo esse espaço alegre e contagiante. Agora vamos ver como fica o festival”, comentou entusiasmado, antes do embarque a Parintins.

Com o sucesso da parceria do Concultura com o Sest/Senat nesta edição, o projeto “Ciclos Culturais” consolida-se como uma importante ação de fortalecimento da cultura local, valorização dos artistas manauaras e incentivo à economia criativa, aproximando a arte da população e ampliando os espaços de difusão cultural.

Fonte: Concultura / Foto– /Concultura.

Participação.

Deixe uma resposta

1 × 4 =