Dando continuidade à programação da campanha municipal “Maio Laranja”, alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta terça-feira, 23/5, uma ação de sensibilização no Posto de Atendimento ao Cidadão (PAC) do shopping Phelippe Daou, zona Norte da cidade, com a distribuição de material informativo e divulgando canais de denúncia à população referenciada e atendida pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Mutirão, temporariamente localizado no shopping.
“Estamos hoje reforçando nossas atividades de enfrentamento e combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes evoluindo ao longo do ‘Maio Laranja’, trabalhando e divulgando informações extremamente necessárias para que a população consiga identificar as diferentes formas de abuso sexual e realizar as denúncias. É um dia muito importante para a equipe do Cras Mutirão e principalmente para a população atendida pelo equipamento, pelo PAC e pelo shopping como um todo”, afirmou o secretário da Semasc, Eduardo Lucas.
A Conselheira Tutelar da zona Leste II, Ângela Santos também participou da ação e destacou a importância de se trabalhar a conscientização em volta do tema, levando em conta, principalmente, a grave realidade constatada no município.
“É um crime que vem se proliferando na cidade de Manaus diariamente e nós não podemos ficar parados ou calados em relação a isso. O Conselho Tutelar está sempre na ponta e atende casos de abuso e exploração todos os dias. Então, fica muito claro para nós e nossos parceiros que é necessário que todos se unam contra situações desse tipo, elaborando e desenvolvendo esse trabalho conjunto entre a comunidade, a família e o poder público”.
Mãe de seis filhos e subsequente do caçula, de seis anos, a auxiliar de serviços gerais Luciara Cristina foi uma das matriarcas presentes no PAC durante uma ação. Após ouvir atentamente as informações repassadas, Luciara, que sempre se considerou um tanto quanto superprotetora em relação aos filhos, afirmou a importância da iniciativa para ela e, principalmente, para os pais mais “leigos”.
“É um trabalho que influencia muito na vida da comunidade. Infelizmente, ainda temos muitos pais e mães que são leigos em relação a esse assunto e acham que isso nunca vai acontecer, e é exatamente nesse excesso de confiança que está o erro. É um trabalho realmente muito importante e necessário”, concluiu.
Canais de denúncia
Ao obter conhecimento de casos de abuso ou exploração sexual infantojuvenil, a população pode entrar em contato com as autoridades competentes e realizar as denúncias por meio dos números 0800 092 1407, 0800 092 664 e 100 (Disque Direitos Humanos, serviço nacional de atendimento).
Campanha Maio Laranja
Alusiva ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio e marcado por ações de sensibilização e orientação sobre o tema em todo o país, a campanha “Maio Laranja” tem como objetivo orientar crianças, adolescentes, pais e a sociedade a identificar e denunciar situações de abuso e exploração sexual ao longo de todo o mês.
A data faz memória à menina capixaba Araceli Crespo, sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta em 18 de maio de 1973, aos 8 anos de idade.
— — —
Texto – Guilherme Araújo Pacheco/Semasc
Fotos – Marcely Gomes/Semasc
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAEZL6