A Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foi agraciada nesta sexta-feira (21), com a certificação internacional “Selo de Ouro” do programa EMS Angels Awards. Esse reconhecimento é um testemunho da qualidade excepcional do atendimento móvel de urgência oferecido pelo Samu Manaus a pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC). Durante o primeiro quadrimestre de 2024, o Samu foi rigorosamente monitorado e avaliado em cinco critérios específicos de socorro a pacientes de AVC.
O prefeito de Manaus, David Almeida, participou da cerimônia de entrega da placa e destacou a importância do reconhecimento internacional. “A excelência na prestação de serviços é o foco e a meta da prefeitura. O Samu recebe essa certificação internacional, que apenas Manaus e Curitiba conquistaram no Brasil, ao lado de grandes cidades da Europa, Estados Unidos e Oceania. Isso demonstra a eficiência do trabalho da nossa Secretaria de Saúde”, afirmou Almeida.
No Brasil, sete serviços de saúde disputaram o selo, que é concedido três vezes ao ano pela Boehringer Ingelheim, e busca reconhecer globalmente equipes comprometidas com a melhoria da qualidade no atendimento a pacientes com AVC. Os critérios de avaliação incluíram: tempo médio de resposta no local, percentual de pré-notificação para o hospital, percentual de pacientes encaminhados a hospitais preparados, comunicação dos detalhes da medicação e registro do último momento em que o paciente foi visto bem.
Durante o período analisado, o Samu Manaus atendeu 317 chamados relacionados a AVC, sendo 310 na capital, cinco em Itacoatiara, um em Presidente Figueiredo e um em Rio Preto da Eva.
Djalma Coelho, secretário municipal de Saúde, ressaltou o significado desse reconhecimento. “Esse é um momento de orgulho para o Samu Manaus. Esse resultado é fruto de um trabalho contínuo dos nossos servidores. Vamos lutar pelo selo Diamante, mas já estamos muito orgulhosos do Selo Ouro, que avalia desde o recebimento do caso suspeito até a entrega do paciente ao hospital. Apesar do reconhecimento, podemos melhorar ainda mais”, destacou.
Operando há 18 anos, o Samu Manaus realiza, em média, 5.000 atendimentos mensais de urgência e emergência, incluindo casos clínicos, traumáticos, obstétricos, pediátricos e psiquiátricos. O Samu conta atualmente com 38 Unidades de Suporte Básico (USBs), sete Unidades de Suporte Avançado (USAs) que funcionam como UTIs móveis, 16 motolâncias para áreas de difícil acesso terrestre, e duas unidades de Suporte Avançado Fluvial (Usaf) para atendimento às comunidades ribeirinhas.
Essa conquista reafirma o compromisso da Prefeitura de Manaus em oferecer um serviço de saúde de qualidade e evidencia o empenho das equipes do Samu em salvar vidas e prestar um atendimento de excelência à população.