Ao atualizar e inserir entradas de geoprocessamento de dados com base cartográfica, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), amplia a qualidade de acesso a informações urbanas da capital e para o licenciamento.
Com técnicos da Diretoria de Operações (Diop) e da Diretoria de Aprovação de Projetos (Diap), além de estagiários, a Gerência de Informação e Geoprocessamento (GIG), da autarquia, está realizando treinamento para inserção de atualizações na plataforma ArcGIS, de dados como Habite-se, Alvarás, torres de telefonia, Certidão de Informação Técnica (CIT), entre outros.
Os dados atualizam como executivos na base geocolaborativa do próprio sistema. O banco no ArcGIS permite um melhor desempenho em relação ao trabalho dos setores técnicos e nas ações integradas de planejamento, desenvolvimento de projetos e fiscalização de forma mais adequada e sustentável para a cidade e para as demandas da população.
“O trabalho de georreferenciamento desses itens facilita a identificação equitativa, além de promover a integração das pastas, secretarias e até outros órgãos, conforme as cooperações técnicas e a gestão pública”, explicou o gerente do GIG, Luiz Albuquerque.
Com acesso ao sistema e plataforma tecnológica, os colaboradores do Implurb têm acesso a dados mapeados e em planos de informação, o que permite melhor análise técnica e planejamento para ações na cidade.
Informação pública
Também faz parte do trabalho tornar disponível ao público, futuramente, dados gerados em mapas e planos do sistema de geoprocessamento que também compõe o Plano Diretor e são referências para o sistema de licenciamento urbano. É o caso das informações geográficas (GIS) e mapeadas homologadas, incluindo corredores urbanos, eixos de atividades, setores e subsetores, zona de transição e zona urbana. O acesso será feito pelo site do Implurb (implurb.manaus.am.gov.br).
Atuam nesse trabalho técnicos, arquitetos, engenheiros e profissionais da Diretoria de Planejamento Urbano (DPLA), Gerência de Mobilidade Urbana (GMU), Gerência de Patrimônio Histórico (GPH), Diretoria de Operações (Diop), Divisão de Aprovação de Projetos (Diap) , da Gerência de Parcelamento do Solo (GPS) e GIG.
“A tecnologia e as ferramentas disponíveis ajudam a gestão pública a ser mais eficiente. Ter conhecimento do espaço geográfico é fundamental para tomada de decisões, gerando mapas mais precisos, temáticos e relatórios. Essas informações podem ser acessadas pelo público para que profissionais, inclusive, no licenciamento e aprovação de projetos, tenham dados mais precisos sobre uso de solo, mapas urbanos atualizados e seus cursos”, acompanhado o vice-presidente do Implurb, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade.
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Texto – Claudia do Valle/Implurb
fotos – João Viana / Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAF2kG