A Prefeitura de Manaus anunciou que, até a próxima sexta-feira, 6 de janeiro, estará oferecendo a vacina bivalente contra a Covid-19 em 74 unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Destinada a pessoas acima de 18 anos e adolescentes de 12 a 17 anos com imunossupressão, que tenham completado o esquema primário há pelo menos 4 meses, a iniciativa segue as orientações do Ministério da Saúde. A vacina também serve como dose de reforço para adolescentes imunossuprimidos e idosos acima de 60 anos, que tenham recebido a primeira dose da bivalente há 6 meses ou mais.
A Semsa esclarece que a vacinação para o esquema primário, incluindo a primeira e a segunda dose, está temporariamente suspensa. O órgão aguarda a chegada de novas remessas de vacinas do Ministério da Saúde para normalizar o estoque na capital, que se encontra esgotado.
A imunização de crianças menores de 12 anos, acompanhadas pelos pais ou responsáveis, continua normalmente, visto que as unidades permanecem abastecidas com as vacinas destinadas a esse segmento da população.
Ao comparecer a uma das unidades de vacinação, os usuários devem apresentar um documento oficial com foto, CPF ou o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Djalma Coelho, subsecretário de Gestão da Saúde, ressalta a importância da vacinação para conter a propagação da Covid-19 na capital. “É fundamental que esses grupos busquem uma das nossas unidades para receber a vacina e assim se proteger contra as formas graves da infecção pelo coronavírus, que pode, inclusive, levar à morte. A única forma efetiva que temos de conter essa infecção é com a vacina, e precisamos fazer a nossa parte”, destaca.
Os endereços e horários de funcionamento das unidades podem ser consultados aqui.
Os usuários também podem verificar as doses necessárias digitando o número do CPF e clicando na aba “Consultar Minhas Doses” na plataforma Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br), que reúne informações e serviços relacionados à vacinação na capital.