O projeto do viaduto sobre a rua Rio Preto, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus, já atingiu 30% de execução. Nesta quarta-feira, 19/6, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), anunciou o avanço significativo da obra. Quando concluída, a estrutura permitirá a desativação de dois semáforos que atualmente causam retenção de veículos no trecho.
Durante uma vistoria na manhã de hoje, o secretário da Seminf, Heliatan Botelho, constatou o progresso da construção. “O estaqueamento já foi concluído. Agora, estamos construindo uma parede estruturada com rampa de acesso. A equipe está confiante que, com esse progresso, o projeto irá acelerar ainda mais. Prevemos a entrega para o mês de setembro, se as condições climáticas forem favoráveis”, comentou Heliatan.
O secretário destacou a complexidade técnica envolvida em grandes projetos como este, mas reafirmou o compromisso da gestão em antecipar o cronograma. “Temos a qualidade técnica necessária. A gestão está comprometida em trabalhar de forma ágil, pois sabemos que, há muitos anos, os condutores enfrentam congestionamentos nesse trecho. Quanto antes concluirmos, melhor será para a população que trafega por aqui”, disse Heliatan. Ele acrescentou que o prefeito David Almeida está empenhado em resolver de uma vez por todas o fluxo de veículos na região e melhorar a fluidez nas avenidas Efigênio Salles e Torres, duas das maiores de Manaus.
Até o momento, das 144 estacas previstas, 84 foram perfuradas. Além disso, quatro dos seis pilares que darão sustentação ao viaduto em pontos estratégicos já foram concretados.
De acordo com o projeto, os motoristas que trafegarem pela rua Rio Preto seguirão em uma curva à esquerda sobre uma área de mata verde, saindo ao lado do posto de gasolina Equador, na avenida Governador José Lindoso, em direção ao bairro.
O avanço desta obra é um passo importante para melhorar a infraestrutura viária de Manaus, trazendo benefícios significativos para a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos cidadãos.