A partir de 1º de maio, a venda do álcool líquido 70% estará proibida em Manaus, conforme determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A medida, divulgada pela Prefeitura de Manaus através da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), visa garantir a segurança da população, devido aos riscos associados ao produto.
Ewerton Wanderley, diretor da Visa Manaus, ressalta que até o dia 30 de abril, estabelecimentos como supermercados, farmácias e mercearias podem vender seus estoques remanescentes do álcool líquido 70%. Porém, a partir do próximo mês, a comercialização estará vetada. Os produtos não vendidos devem ser devolvidos aos fornecedores ou utilizados exclusivamente para a higienização de estabelecimentos.
A proibição do álcool líquido 70% foi estabelecida pela Anvisa em resposta aos frequentes acidentes domésticos envolvendo o produto, que vão desde queimaduras até intoxicações por ingestão, especialmente em crianças. Apesar de temporariamente liberado durante a pandemia de Covid-19 para suprir a demanda por álcool gel, o retorno à restrição se dá agora com o fim da Emergência em Saúde Pública da Covid-19.
João Kinsey, gerente de Vigilância de Medicamentos da Visa Manaus, destaca a eficácia da higienização das mãos com água e sabonete, enfatizando que é tão eficiente quanto o álcool 70%, além de evitar exposições desnecessárias ao álcool.
De acordo com a resolução da Anvisa, a venda do álcool líquido 70% será restrita a serviços de saúde e empresas que necessitem de esterilização específica. O produto continuará disponível na forma de álcool gel e spray aerossol, que são menos propensos a acidentes domésticos.
A Visa Manaus realizará ações de fiscalização para garantir o cumprimento da proibição nos estabelecimentos comerciais da cidade. Os cidadãos podem denunciar irregularidades sanitárias através da Ouvidoria da Visa Manaus.
Em casos de emergências toxicológicas ou queimaduras, a população pode buscar orientações através do Centro de Intoxicações (CIATox) ou procurar atendimento médico imediato. A precaução é fundamental para evitar incidentes e garantir a segurança de todos.