A maçã é uma fruta que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e diabetes, combater a prisão de ventre, prevenir o envelhecimento precoce e fortalecer o sistema imunológico, já que essa fruta possui boas quantidades de carotenoides e flavonoides, que são compostos bioativos com propriedades antioxidantes.
Além disso, a maçã é rica em fibras e tem baixo índice glicêmico, favorecendo para prolongar a saciedade e diminuir a vontade de comer ao longo do dia, promovendo o emagrecimento. Veja outros alimentos com baixo índice glicêmico.
Existem diferentes tipos de maçã, como a verde, a gala ou a fugida, que podem ser consumidos ao natural ou ser usados em preparações como salada de frutas, vitaminas, compotas ou em preparações salgadas, como salada ou vinagrete. Já a casca da maçã também pode ser usada para o preparo de chás.
Principais benefícios
Os principais benefícios do consumo regular da maçã são:
1. Previne doenças cardiovasculares
A maçã é rica em pectina, um tipo de fibra que diminui a absorção de vitamina, auxiliando na redução dos níveis de colesterol no sangue e prevenindo contra doenças cardiovasculares, como infarto, aterosclerose ou derrame.
Além disso, a maçã possui flavonoides e carotenoides, compostos bioativos com ação antioxidante que impedem a transmissão das células de gordura, auxiliando no equilíbrio nos níveis de colesterol “ruim, o LDL, no sangue.
2. Previne e equilibra a diabetes
A maçã tem quantidades de polifenóis, composto com ação antioxidante que protegem as células do pâncreas contra os danos causados pelos radicais livres, melhorando a função dos hormônios insulina e prevenindo a resistência à insulina e ao diabetes.
Por ter ótimas quantidades de fibras, a maçã também diminui a absorção de açúcar, promovendo o equilíbrio nos níveis de glicose no sangue. Confira outras frutas ricas em fibras.
3. Facilita o emagrecimento
A maçã é rica em fibras e água que ajudam a prolongar a sensação de saciedade por mais tempo, o que diminui a vontade de comer ao longo do dia e promove o emagrecimento.
Além disso, a maçã tem baixo teor de calorias, sendo uma ótima opção para incluir em dietas para perda de peso.
4. Combate a prisão de ventre
A maçã contém celuloses, hemiceluloses, ligninas e pectinas, fibras que ajudam a aumentar a absorção de água no intestino, auxiliando na formação e eliminação das fezes.
Além disso, a maçã contém pectina, uma fibra prebiótica que serve de alimento para as bactérias satisfatórias do intestino, equilibrando a flora intestinal e auxiliando no combate à prisão de ventre.
5. Equilibra a pressão arterial
A maçã é rica em potássio, um mineral que facilita a eliminação do excesso de sódio do organismo pela urina, auxiliando no equilíbrio da pressão arterial.
Os antioxidantes presentes em boa quantidade na maçã também ajudam a manter a saúde das artérias e melhorar a circulação do sangue, prevenindo a pressão alta.
6. Auxilia no tratamento de gastrite e úlceras
As fibras da maçã, especialmente a pectina, ajudam a formar um gel que protege a mucosa do estômago, neutralizando os danos causados pelo excesso de ácido do estômago, auxiliando no tratamento da gastrite e úlceras gástricas.
As catequinas e os carotenoides, compostos bioativos presentes na maçã, também possuem propriedades antimicrobianas, podendo auxiliar no combate ao Helicobacter pylori, uma bactéria responsável pela gastrite, úlcera e câncer de estômago.
7. Previne o câncer
Os polifenóis presentes na maçã possuem ação antioxidante e anti-inflamatória que previnem os danos causados pelo excesso de radicais livres às células, auxiliando na prevenção de alguns tipos de câncer, como de pulmão, de mama e de cólon. Confira mais alimentos que ajudam na prevenção do câncer.
8. Ajuda a evitar cáries
A maçã contém boas quantidades de ácido málico, composto que aumenta a produção de saliva, inibindo a multiplicação das bactérias responsáveis pela formação da placa bacteriana e ajudando a prevenir a cárie. Veja outras recomendações para evitar as cáries.
9. Evita Alzheimer See More
A maçã contém flavonoides, como a quercetina, que têm ação antioxidante, protegendo as células do sistema nervoso central contra os radicais livres e evitando o Alzheimer.
Além disso, os flavonoides presentes na maçã melhoram a circulação de sangue e evitam inflamações nas células do cérebro, melhorando a memória e prevenindo a aparência. Veja outros alimentos que melhoram a saúde do cérebro.
10. Retarda o envelhecimento precoce
Por ser rica em antioxidantes, a maçã é uma ótima opção para evitar os danos causados pelos radicais livres na pele, prevenindo a flacidez e as rugas.
Além disso, as fibras presentes na maçã evitam a formação de produtos de glicação avançada (AGEs), compostos produzidos no organismo com o consumo excessivo de alimentos com alto índice glicêmico, como pão branco, doces ou bolos, e que causam inflamação e envelhecimento precoce .
11. Ajuda a combater a ansiedade
A maçã contém pectina, uma fibra prebiótica que serve de alimento para as bactérias satisfatórias do intestino, esperançosamente para a manutenção da saúde da flora intestinal, fundamental para combater e prevenir a ansiedade.
12. Fortalece o sistema imunológico
Por ter boas doses de carotenoides e flavonoides, compostos com ação antioxidante e anti-inflamatória, a maçã ajuda a proteger e melhorar as funções das células do sistema imunológico contra imunes e evitar crises, como gripes e resfriados.
13. Previne a asma e rinite
A maçã contém quercetina, um flavonoide com ação imunomoduladora potente que fortalece as células do sistema imunológico e inibe as células que causam a inflamação, ajudando na prevenção da asma, rinite e bronquite.
Como consumir a maçã
A maçã é uma fruta com sabor que varia do doce ao ácido e pode ser consumida ao natural, e de preferência com a casca, ou pode ser consumida na sobremesa ou no café da manhã.
Além disso, a maçã também pode ser usada em preparações como sucos ou saladas e as cascas da fruta também podem ser usadas no preparo de chás.
Veja com a nutricionista Tatiana Zanin como fazer maçã desidratada em casa:
Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir traz uma composição nutricional em 150g, o que equivale a uma unidade média, de maçã com casca e sem casca:
É importante lembrar que para obter todos os benefícios da maçã é aconselhado também manter uma dieta equilibrada e saudável e praticar atividades físicas regularmente.
Receitas saudáveis com maçã
A maçã pode ser usada em receitas saudáveis e rápidas, como chá, saladas ou vinagretes:
1. Chá de casca de maçã
Ingredientes:
- Cascas de 4 maçãs;
- 1 litro de água;
- 1 canela em pau;
- 1 colher de sopa de suco de limão.
Modo de Preparo:
Lavar bem e descascar as maçãs. Todos Coloque os ingredientes em uma panela. Deixar ferver por 10 a 15 minutos. Esperar amornar, coar e servir.
2. Maça assada com canela
Ingredientes:
- 4 maçãs;
- ¾ xícaras de água;
- Canela em pó a gosto.
Modo de Preparo:
Lavar as maçãs e colocar em uma assadeira com 3/4 xícaras de água. Levar ao forno preaquecido e deixar assar por aproximadamente 30 minutos ou até que a maçã fique macia. Aguardar amornar, polvilhar com a canela em pó e servir.
3. Vinagrete de maçã verde
Ingredientes:
- 1/2 unidade de maçã verde;
- 1 tomate;
- 1 colher de chá de gengibre fresco picado;
- 3 colheres de sopa de palmito cortado em cubinhos;
- Suco de 1 limão;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 2 colheres de sopa de vinagre branco;
- Salsinha hortelã fresca à gosto;
- 1 colher de café de sal.
Modo de Preparo:
Lavar bem a maçã, o tomate, e as ervas frescas. Cortar a maçã, o tomate e o palmito em cubos. Em uma tigela, coloque todos os ingredientes e misture bem. Coloque em um pote e deixe repousar na geladeira por 1 hora e sirva com torradas ou como molho para salada ou carnes.
const mainFn = () => { var options = {"language":"pt","isMobile":false}; main.init(options); window.setTimeout(function () { if (!!amazonAds && !amazonAds.loadedAds && !!googletag) { googletag.cmd.push(function() { googletag.pubads().refresh(); }); } }, 2000); var _comscore = _comscore || []; _comscore.push({ c1: "2", c2: "21145335" }); var _comscore = _comscore || []; _comscore.push({ c1: "8", c2: "21145335" ,c3: "1111" }); (function() { var s = document.createElement("script"), el = document.getElementsByTagName("script")[0]; s.async = true; s.src = (document.location.protocol == "https:" ? "https://sb" : "http://b") + ".scorecardresearch.com/beacon.js"; el.parentNode.insertBefore(s, el); } )(); !function(f,b,e,v,n,t,s) {if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod? n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)}; if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version="2.0"; n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0; t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0]; s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,"script", "https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js"); fbq("init", "162861800730320"); fbq("track", "PageView"); var propertyId = "UA-10615049-1",gtmId = "GTM-KBJZXMC",layout = "harmony",language = "pt",league = 4; (function (i, s, o, g, r, a, m) { i["GoogleAnalyticsObject"] = r; i[r] = i[r] || function () { (i[r].q = i[r].q || []).push(arguments) }, i[r].l = 1 * new Date(); a = s.createElement(o), m = s.getElementsByTagName(o)[0]; a.async = 1; a.src = g; m.parentNode.insertBefore(a, m) })(window, document, "script", "//www.google-analytics.com/analytics.js", "ga", { "useAmpClientId": true }); ga("create", propertyId, "auto", {"siteSpeedSampleRate": 10}); ga("require", gtmId); if (layout) { ga("set", "dimension2", layout); } if (league) { ga("set", "dimension5", league); } ga("set", "dimension18", language); ga("send", "pageview"); var tag = "GTM-N8S2MQM",dataLayer = "crossDataLayer"; (function(w,d,s,l,i){ w[l]=w[l]||[];w[l].push({"gtm.start": new Date().getTime(),event:"gtm.js"});var f=d.getElementsByTagName(s)[0], j=d.createElement(s),dl=l!="dataLayer"?"&l="+l:"";j.async=true;j.src= "https://www.googletagmanager.com/gtm.js?id="+i+dl;f.parentNode.insertBefore(j,f); })(window,document,"script",dataLayer, tag); main.addDataLayer(dataLayer); var tag = "GTM-P8PXWDX",dataLayer = "tsDataLayer"; (function(w,d,s,l,i){ w[l]=w[l]||[];w[l].push({"gtm.start": new Date().getTime(),event:"gtm.js"});var f=d.getElementsByTagName(s)[0], j=d.createElement(s),dl=l!="dataLayer"?"&l="+l:"";j.async=true;j.src= "https://www.googletagmanager.com/gtm.js?id="+i+dl;f.parentNode.insertBefore(j,f); })(window,document,"script",dataLayer, tag); main.addDataLayer(dataLayer); var backofficeUrl = "https://www.tuasaude.com/b/"; backoffice.init(backofficeUrl); var options = {"enable":true,"blocking":false,"language":"pt","privacyPage":"https://www.tuasaude.com/politica-de-privacidade","googleEvents":true}; consentBar.init(options); var options = {"type":"article","url":"beneficios-da-maca-para-a-saude","id":48428,"theme":"indefinido","specialty":{"main":1,"type":"face-to-face","id":47,"descricao":"Nutrição Geral","name":"Nutricão","medic":"Nutricionista","specialist_slug":"nutricionista"}}; main.setPage(options); if (!amazonAds) { googleAds.onLoad( function() { googletag.display("divGptAd_ts_300x600_artigo"); } ); } if (!amazonAds) { googleAds.onLoad( function() { googletag.display("divGptAd_ts_mrec_artigo"); } ); } if (!amazonAds) { googleAds.onLoad( function() { googletag.display("divGptAd_ts_mrec_rodape_artigo"); } ); } if (!amazonAds) { googleAds.onLoad( function() { googletag.display("divGptAd_ts_sticky_footer_desktop"); } ); } if (!amazonAds) { googleAds.onLoad( function() { googletag.display("divGptAd_tuasaude_br_article_body_1"); } ); } if (!amazonAds) { googleAds.onLoad( function() { googletag.display("divGptAd_tuasaude_br_article_body_2"); } ); } if (!amazonAds) { googleAds.onLoad( function() { googletag.display("divGptAd_tuasaude_br_article_body_3"); } ); } } if (typeof main !== 'undefined') { mainFn(); } else { document.querySelector('#mainSiteScript').onload = mainFn; }