Os sintomas de hipertireoidismo são nervosismo, irritabilidade, perda de peso, aumento da transpiração e palpitações cardíacas, e podem surgir devido ao aumento do metabolismo corporal que é regulado pelos hormônios produzidos pelo tireoide.
O hipertireoidismo é uma alteração na tireoide em que há aumento da produção dos hormônios T3 e T4, sendo causado mais frequentemente pela doença de Graves, mas também pode surgir devido a uma inflamação na tireoide, pós-parto ou uso excessivo de levotiroxina. Confira as principais causas de hipertireoidismo.
Na presença de sintomas de hipertireoidismo, deve-se consultar o endocrinologista, para que sejam realizados exames para confirmar o hipertireoidismo e sua causa, e ser indicado o tratamento mais adequado, se necessário.
Principais sintomas de hipertireoidismo
Os principais sintomas de hipertireoidismo são:
- Perda de peso sem motivo aparente;
- Palpitações cardíacas;
- Tremores nas mãos;
- Intolerância ao calor e suor excessivo;
- Sensação de calor mesmo em ambiente frio;
- Falta de ar ao fazer esforços físicos;
- Ansiedade, nervosismo ou inspiração;
- Dificuldade para dormir e para se concentrar;
- Fraqueza muscular;
- Diarreia ou aumento do número de evacuações intestinais;
- Queda de cabelo ou cabelos finos e quebradiços;
- Diminuição da libido;
- Menstruação irregular ou ausente;
- Pálpebras caídas ou retraídas;
- Inchaço das pernas, pés ou mãos;
- Baqueteamento digital;
- Placas de pele espessa e escamosa.
O hipertireoidismo pode ter diversas causas, no entanto está na maioria das vezes relacionado com a doença de Graves e, nesses casos, podem também ser sintomas identificados como olhos salientes e inchaço na parte inferior da garganta, por exemplo. Conheça outras causas de hipertireoidismo.
Na presença de sintomas de hipertireoidismo, especialmente quando há algum fator de risco para esta doença, deve-se consultar o endocrinologista para uma avaliação da tireoide, confirmar o hipertireoidismo e iniciar o tratamento mais adequado. Veja como é feito o tratamento para hipertireoidismo.
Como confirmar o hipertireoidismo
O diagnóstico do hipertireoidismo é feito pelo endocrinologista através da avaliação dos sintomas e resultado dos exames laboratoriais que medem os níveis de hormônios tireoidianos, como TSH, T3 total e T4 livre. Conheça os exames que avaliam a tireoide.
Marque uma consulta com um endocrinologista na região mais próxima:
Marque consulta com um Endocrinologista perto de você!
Atendemos mais de 150 convênios em 7 estados do Brasil*.
*Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe e Distrito Federal
Além disso, o médico pode solicitar a dosagem de substância do receptor da tireotropina (TRAb), ultrassom com doppler e, em alguns casos, biópsia da tireoide, para ajudar a identificar a causa do hipertireoidismo.
fatores de risco
Alguns fatores aumentam o risco de ter hipertiroidismo, como:
- Idade, sendo mais comum após os 60 anos;
- Histórico familiar de doenças na tireoide;
- Histórico pessoal de problemas na tireoide;
- Deficiência de selênio;
- Hábito de fumar;
- Uso de remédios, como a amiodarona.
Além disso, ter estado grávida por menos de 6 meses, ter anemia perniciosa ou problemas de fibrilação atrial no coração, ou consumir muitos alimentos ricos em iodo, como pode aumentar o risco de desenvolvimento do hipertireoidismo.
Saiba como a alimentação pode ajudar a prevenir e controlar problemas na tireoide assistindo ao vídeo a seguir:
98% dos leitores
achar este conteúdo útil
(1731 estimativas)
Bibliografia
-
DEPARTAMENTO DE TIREOIDE DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA. Hipertireoidismo: Sintomas. Disponível em: . Acesso em 28 abr 2020
-
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Protocolo de Hipertireoidismo/ Tireotoxicose (não adulto). Disponível em: . Acesso em 28 abr 2020