Este é um dos eventos de grande importância da Igreja Católica, que retorna ao presencial após 2 anos de pandemia
Arquidiocese Metropolitana de Manaus celebra nesta quinta-feira, 16, a solenidade de Corpus Christi. São esperadas cerca de 30 mil fiéis.
O tema deste ano é “Eu sou o Pão da Vida (Jo 6,24)”. Este é um dos eventos de grande importância da Igreja Católica, que retorna ao presencial após 2 anos de pandemia.
A celebração inicia partir das 16h30, no palco montado na Eduardo Ribeiro, seguida da procissão e, por fim, a adoração solene e bênção do Santíssimo Sacramento.
Sobre a festa
Corpus Christi significa, em latim, “corpo de Cristo”. É uma data móvel celebrada pela Igreja Católica sempre 60 dias depois do domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.
Na tradição católica, esta quinta-feira é considerada o dia no qual Jesus Cristo instituiu o sacramento da eucaristia. De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Corpus Christi se celebra a “presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho”.
A festa foi instituída pelo papa Urbano IV, no dia 8 de setembro de 1264 – ele publicou uma bula papal sobre o tema, chamada de “Transiturus”, instituindo a data e concedendo indulgências às pessoas que fossem à missa neste dia. Urbano, porém, morreu após instituir a festa.
A comemoração de Corpus Christi só “pegaria” para valer décadas depois, quando a data foi reafirmada pelo Concílio de Viena, em 1311.
Programação
16h30 – Celebração Eucarística presidida pelo arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner
17h30 – Saída da Procissão – com parada para bênção aos doentes em frente ao Hospital Beneficente- Dez de Julho
18h40 ou 19h – Adoração ao Santíssimo Sacramento e bênção solene.