Com o tema “Todos irmãos e irmãs no espírito”, cerca de 80 mil pessoas participaram da Festa de Pentecostes neste domingo (19/5), no sambódromo de Manaus. O evento, maior cerimônia religiosa da Igreja Católica na região, contou com o apoio de 2 mil voluntários em diversas áreas, como liturgia, animação, ornamentação, acolhida, logística, arrecadação de alimentos, coleta, divulgação e comunicação.
Logo pela manhã, centenas de agentes do setor Alvorada recepcionaram os fiéis com entusiasmo. Simone Santos, da Capelania Militar Nossa Senhora do Sameiro, foi uma das voluntárias na acolhida. “Participar da Festa de Pentecostes é renovar a fé no Espírito Santo. Viemos com força, fé e Deus no coração para esta linda celebração”, afirmou Simone.
Grupos comunitários chegaram em ônibus fretados das paróquias e áreas missionárias, enchendo rapidamente as arquibancadas. Padre Rodrigo Alana, da paróquia de Santa Isabel, em Óbidos (PA), participou pela primeira vez. “Trouxemos a imagem de Santa Isabel para os terrassantenses que vivem em Manaus. Fiquei encantado e feliz por compartilhar este momento”, declarou.
A imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição foi trazida por homens da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré e jovens do setor da Juventude. A procissão dos padres da arquidiocese deu início à missa. Padre Martin Jesus Laumann, da Paróquia Santíssima Trindade, destacou a importância da conversão contínua: “A Festa do Espírito Santo não deve terminar aqui. Devemos levar a conversão para nossas famílias e comunidades”.
O Setor da Juventude Arquidiocesana participou com estandartes dos “Dons do Espírito Santo” e bandeiras representando suas expressões. Mário Borges Viana, da Comissão do Sínodo da Juventude, explicou que o Pentecostes marca o início da segunda fase do sínodo, focada na juventude cristã: “Queremos atender a todos os jovens, independente de serem da Igreja Católica”.
No início da homilia, Dom Leonardo Steiner, arcebispo Metropolitano de Manaus agradeceu a todos os organizadores e voluntários que realizaram a toda a festa no sambódromo: “Queridos irmãos e queridas irmãs. Primeiro uma palavra de agradecimento aqueles e aquelas que prepararam essa nossa celebração. Mais de 2 mil irmãos e irmãs estiveram na preparação para que estivéssemos nessa tarde celebrando Pentecostes. Agradecimento especial ao padre Geraldo e irmã Rosanna que coordenaram toda essa preparação, que Deus lhe pague. Muito obrigada”. Em seguida, Dom Leonardo agradeceu a todos os voluntários que participaram do recebimento dos alimentos não perecíveis e das forças de apoio do governo e prefeitura: “Um agradecimento a todos aqueles irmãos e irmãs que nesse momento estão nos ajudando nos cuidados, no recolhimentos de todos os mantimentos que estão sendo entregues para que tudo esteja calmo e tranquilo e também as forças da sociedade que aqui estão do estado e da saúde para que possamos assim ter a tranquilidade no momento da nossa celebração”, agradeceu Dom Leonardo Steiner, Arcebispo Metropolitano de Manaus.
Este ano, foram arrecadados 9.230 itens de alimentos não perecíveis, destinados pela Cáritas Arquidiocesana aos necessitados. Houve menos descarte de alimentos vencidos em comparação a 2023. O evento contou com apoio de várias secretarias e órgãos de segurança, com 10 atendimentos de saúde e 5 remoções registradas.
Após a comunhão, os 13 Setores da Juventude receberam um ícone representando “Jesus escutando os jovens”. A cerimônia de entrega incluiu a Oração do Sínodo da Juventude, conduzida por Dom Leonardo Steiner.
Ao final, Dom Leonardo realizou o Rito do Círio, apagando-o após os 50 dias da Páscoa. “Educados na escola pascal do mestre ressuscitado, tornemo-nos a ‘luz de Cristo’ para iluminar o mundo”, concluiu o arcebispo
Fotos: Ana Paula G. Lourenço – Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de ManausMarcel; Rock -Fotógrafo voluntário; Felippe – Amazônia On
Site da Arquidiocese de manaus