Portal Amazônia On
    O que há de novo

    David Almeida entrega nova feira no São Jorge e reforça requalificação dos espaços públicos

    25/04/2025

    Freira quebra protocolo e visita caixão do Papa Francisco pela quarta vez: “Era um irmão”

    25/04/2025

    Prefeito David Almeida acompanha avanço das obras do parque Encontro das Águas Rosa Almeida, projeto de Oscar Niemeyer

    09/04/2025
    o Facebook Twitter Instagram
    • Home
    • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Politica de Privacidade
    o Facebook Twitter Instagram
    Portal Amazônia OnPortal Amazônia On
    Demo
    • Home
    • Amazonas
      • Cinema
      • Cultura
    • Brasil
      • Educação
    • Manaus
      • #SOUMANAUS PASSO A PAÇO
      • Prefeitura de Manaus
      • Saúde/Manaus
    • Economia
    • Esportes
    • Polícia
    • Politica
    • + Noticias
      • Agro Negocios
      • Musica
      • Tecnologia
      • COVID 19
      • Amazônia
      • Termos de Uso
      • Politica de Privacidade
    Portal Amazônia On
    Início » Fórum Mundial de Bioeconomia começa hoje em Belém, realizado pela primeira vez no Brasil

    Fórum Mundial de Bioeconomia começa hoje em Belém, realizado pela primeira vez no Brasil

    RedaçãoDe Redação18/10/2021Nenhum comentário7 minutos lidos
    o Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegrama E-mail
    Participação
    o Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

    O evento se entende até quarta-feira, 20/10, na Estação das Docas. Pela primeira vez o evento é realizado fora da cidade de Ruka, na Finlând

    Começa nesta segunda (18) e segue até quarta-feira (20), na Estação das Docas, em Belém, o Fórum Mundial de Bioeconomia. Esta é a primeira vez que o evento é realizado fora da cidade de Ruka, na Finlândia. A Amazônia, que detém um terço das florestas tropicais do mundo, emerge com grande potencial econômico proveniente da biodiversidade e, por isso, atrai pesquisadores, investidores, empresas e turistas do mundo inteiro.

    “Queremos aprender e não se faz nada sozinho. É preciso a colaboração de todos os atores, e nós vamos aprender com a Amazônia, que praticamente inventou a bioeconomia e não tem o valor devido. Pensamos que podemos também participar desse diálogo, não é só o Fórum, mas os participantes, que são do Pará, do resto do Brasil, Europa, Estados Unidos”, explicou Teresa Presas, que é consultora estratégica do Fórum e acumula conhecimentos em assuntos da União Europeia, relações institucionais internacionais, com expertise em transformar visões e estratégias em ações, desenvolvendo e gerenciando projetos.

    Em 2021, a quarta edição do evento terá programação híbrida, devido ao ainda momento de alerta por conta da pandemia da Covid-19, vivenciado em todo o mundo. Com programação online e gratuita, o evento tem quatro vertentes: pessoas, planeta, políticas e estratégias regionais, nacionais e comunitárias sobre a bioeconomia, onde participam os governos; iniciativas de financiamento sustentáveis, que abrange os líderes corporativos e suas produções e processos – empresas e indústrias, sejam públicas ou privadas; bioprodutos, resultado da junção dos dois primeiros vetores; e saúde.

    “O quarto vetor é o nosso futuro. No ano passado, em que tivemos a edição online, foi dedicado ao tema educação e não que esse ano não será abordado, mas vamos falar de saúde por razões óbvias. Nossa intenção é discutir em uma floresta tropical os potenciais econômicos que vemos nela. Esse formato, de presencial e online, será diferente, para alcançar empresas que ainda não têm autorização para vir, mas vai ser muito interessante”, prevê a consultora, que também tem experiência na liderança de equipes multiculturais, reunindo diferentes visões e facilitando o consenso em torno de objetivos comuns.

    Política e estratégias de desenvolvimento

    O secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Mauro O’ de Almeida, Bioeconomia lembra que o Pará sediar o evento é uma oportunidade. “É colocar um refletor em toda essa variedade de recursos, essa abundância e esse potencial gigantesco econômico ainda não explorado, porque nós temos um dos mais ricos patrimônios do planeta”, afirmou.

    Para Mauro, falar sobre a bioeconomia é sair do viés da indústria tradicional, e vincular esse conceito à floresta e tudo que vem dela, como ervas, sementes, frutos, folhas. “Ainda estamos construindo esse conceito de bioeconomia no Brasil, e a ideia é vincular à floresta. Tudo aquilo que a gente já fez no passado. Eu digo sempre que essa bioeconomia é encontrar com o nosso passado, a nossa ancestralidade, com os povos da floresta, a cultura florestal e tudo que isso representa na Amazônia”, pontua.

    O desmatamento é considerado pelo secretário um desperdício de alternativas e oportunidades para o desenvolvimento regional, que deve ser associado à ciência e tecnologia, e a um manejo focado em ações sustentáveis. “Pensar o meio ambiente é pensar um tema geopolítico, importante nas discussões mundiais. A agenda ambiental se transformou num tema totalmente relevante e indispensável. A justiça social, o desenvolvimento e a questão ambiental estão relacionados, e vinculados à questão econômica. E a solução é pensar num modelo de desenvolvimento justo e social baseado em estímulos e negócios sustentáveis que gerem empregos verdes e renda, em especial aos jovens e mulheres”, concluiu.

    Bioprodutos e economia

    Liane Dias, que comercializa café produzido em Rondônia, será uma das expositoras do Fórum (Divulgação)
    O que começou com um hobby, há três anos, se transformou em negócio e trouxe a empresária Liane Dias para o mundo da bioeconomia. Ela, que atua com a comercialização de cafés especializados apenas no varejo e para um público segmentado, em Belém, será uma das expositoras do Fórum Mundial de Bioeconomia e conta um pouco dessa trajetória com o produto, que adquire em Rondônia, também estado do Norte e localizado na região amazônica.

    “Fui uma das primeiras lojas a ‘puxar’ esse café de Rondônia para cá, que é o café que a gente chama de robusta amazônico. Hoje ele é produzido em Rondônia, mas foi bem adaptado, porque não é originário do Brasil e sim da África. A variedade de cafés que Rondônia produz chamamos de robusta e é diferente do café tradicional. Hoje, 97% da cafeicultura do Norte fica com o Estado”, comenta.

    Segundo a empreendedora, há 70 anos, o Estado de Rondônia começou a trabalhar com o café e de lá para cá não parou de crescer. Por isso, Liane faz questão de buscar seus produtos no vizinho para garantir um produto de qualidade e diferenciado aos clientes. “O café robusta não é muito conhecido, o arábico, que é outro estilo de café, é mais popular. Porém, o robusta é produzido de forma especial. E isso movimenta muito a economia de lá. São mais de 17 mil famílias produzindo café. E é um café de alta qualidade”, conta a curadora de café, que começou vendendo dois quilos ao mês e hoje vende mais de 20.

    O Fórum

    Durante três dias, especialistas em bioeconomia do Brasil e de várias partes do mundo vão debater iniciativas, políticas públicas e novas tecnologias que substituem produtos calcados em materiais e matriz energética fósseis por outros de base sustentável. Apontada como um dos principais caminhos para evitar a degradação ambiental e promover alternativas de inclusão social, a bioeconomia é pautada em ações que tenham na floresta em pé a geração de emprego e renda para milhões de pessoas em todas as partes do mundo.

    O Fórum é referência internacional nas discussões sobre o tema, e a escolha histórica do Pará como sede faz parte da estratégia de colocar a bioeconomia no centro do debate sobre sustentabilidade ambiental. Belém é considerada a porta de entrada da Amazônia, região com a maior biodiversidade do mundo. E essa escolha se dá exatamente no momento em que os efeitos das mudanças climáticas são tão dramáticos e a comunidade internacional se prepara para a COP-26, em Glasgow (Escócia), em novembro.

    Na cerimônia de abertura do evento, será assinado o Edital de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), para concessão de Áreas Estaduais para proteção e comercialização de créditos de carbono; o primeiro contrato de crédito para produtores da bioeconomia, por meio do Banco do Estado do Pará (Banpará Bio); e ainda o decreto da Estratégia de bioeconomia do estado do Pará.

    Participam desse primeiro momento o fundador do Fórum Mundial de Bioeconomia, Jukka Kantola; o governador do estado, Helder Barbalho; o presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Marcelo Brito; o diretor Executivo da IBA, José Carlos Fonseca; a secretária geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônia, Mária Alexandra Moreira Lopes; o presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, governador do Maranhão, Flávio Dino de Castro e Costa; e o vice presidente do Brasil, Hamilton Mourão.

    A informação é do jornal O Liberal.

    Participação. o Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
    Redação

    Related Posts

    Festival ‘Sou Manaus 2023’ conta com patrocínios privados de R$ 22 milhões, anuncia prefeitura

    29/08/2023

    Vice-Governador do Amazonas Recebe Reconhecimento do TRT-11 por Contribuições à Justiça do Trabalho

    25/08/2023

    Incêndio atinge vegetação em Manaus; já são 30 casos em 48 horas

    24/08/2023

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    um × 5 =

    Natureza

    Registro Nacional de Cultivares tem normas definidas pelo Mapa

    21/10/2022

    Nova oferta pblica de hastes de clones de seringueira para o Centro-Oeste feita pela Embrapa

    21/10/2022

    Novo sistema de manejo do maracuj contra virose necessrio

    21/10/2022

    Frutas e hortalias para pases da OCDE podero ser certificadas por fiscais do Mapa

    20/10/2022
    Encontre Nos
    • o Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • Whatsapp
    • TikTok
    Mundo

    David Almeida entrega nova feira no São Jorge e reforça requalificação dos espaços públicos

    Prefeitura de Manaus 25/04/2025

    A Prefeitura de Manaus inaugurou, nesta quinta-feira (24), a nova Feira Municipal do São Jorge…

    Freira quebra protocolo e visita caixão do Papa Francisco pela quarta vez: “Era um irmão”

    25/04/2025

    Prefeito David Almeida acompanha avanço das obras do parque Encontro das Águas Rosa Almeida, projeto de Oscar Niemeyer

    09/04/2025

    Prefeitura de Manaus realiza obra emergencial na rede de drenagem no bairro São Francisco

    28/03/2025
    Quem Somos
    Quem Somos

    Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

    Em caso de duvidas fale conosco.

    Email : portalamazoniaon@gmail.com
    WhatsApp: +55 (92) 9 9437-0105
    Fixo: (92) 3348 2761

    Ultimas Noticias

    Incêndio de Grandes Proporções Mobiliza Onze Viaturas dos Bombeiros no Amazonas; Causas Ainda São Mistério

    15/08/2024

    Prefeitura de Manaus Reforça Infraestrutura para Enfrentar o Inverno Amazônico

    07/05/2024

    Secretário de Comunicação de Manaus se apresenta na Câmara Municipal para esclarecer vídeo polêmico

    20/03/2024

    Mais de 850,8 Mil Vagas Abertas para Matrículas nas Redes Públicas de Ensino do Amazonas em 2024

    15/12/2023

    Prefeitura reforça bom uso da pista de skatepark na Ponta Negra

    09/11/2023
    Anuncie em Nosso Portal

    WhatsApp:+55 (92) 9 9437-0105

    Fixo :(92) 3348 2761

    Email: portalamazoniaon@gmail.com

     

    © 2025 ThemeSphere.blazwe Designed by ThemeSphere.
    • Home
    • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Politica de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.