O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) realizaram uma terceira reunião para discutir parcerias entre os órgãos, com o intuito de fortalecer a cooperação entre o federal e o estadual na promoção de projetos sustentáveis para o Polo Industrial de Manaus (PIM). O convite partiu do superintendente da Suframa, Bosco Saraiva.
O encontro, que contou com a presença do diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, e das diretorias do órgão ambiental, representa um passo positivo para consolidar os benefícios ambientais proporcionados pelas empresas do PIM para o estado do Amazonas.
Para Valente, a parceria representa um avanço significativo na prestação de serviços nos processos de licenciamento das empresas do Polo Industrial de Manaus, ao buscar novas tecnologias e práticas sustentáveis.
Bosco Saraiva destacou a importância da colaboração entre as duas entidades. “Essa parceria com o Organismo de Desenvolvimento Regional é fundamental. O Polo Industrial está no coração da Amazônia, e é evidente que devemos estar muito atentos às questões ambientais. A aproximação e a concretização dessa parceria são extremamente positivas”, ressaltou o superintendente.
Ele acrescentou que, apesar do tempo decorrido, a iniciativa é bem-vinda e crucial para iniciar ações positivas visando a recuperação do tempo perdido.
Para a efetivação da parceria, o Ipaam tomará as medidas necessárias para se credenciar e obter acesso aos recursos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Suframa, visando o controle ambiental do estado.