A Prefeitura de Manaus, através do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), vem implementando medidas para garantir a fluidez do tráfego e a segurança de condutores e pedestres na capital amazonense. Durante os primeiros 1.000 dias da gestão do prefeito David Almeida, foram realizadas cerca de 55 mil ações voltadas para a orientação e fiscalização de irregularidades em diversos modais, resultando em uma redução de 6,4% no número de acidentes de trânsito em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Além das operações de trânsito, a prefeitura tem investido na renovação da frota de ônibus da cidade, na implementação de tecnologia, como semáforos inteligentes, na abertura de novas vias e na construção de novos viadutos. Destaca-se ainda a introdução do Passe Livre Estudantil, iniciativas que vêm transformando positivamente a mobilidade urbana na capital.

O empresário João Pedro Leite, morador da Comunidade São Pedro, elogiou as ações realizadas na avenida Torquato Tapajós, ressaltando a importância das fiscalizações para a segurança dos cidadãos. “Não só acho esta ação importante, mas considero uma necessidade aqui na área. Por esta avenida, trafegam ônibus e caminhões. São veículos que representam um perigo, caso alguém caia no meio da rua ao disputar o espaço com motocicletas”, frisou o empresário.

O prefeito David Almeida enfatizou a importância das ações educativas e das operações de trânsito para o ordenamento urbano da cidade. “Nós estamos trabalhando intensamente para solucionar diversas questões relacionadas à mobilidade urbana de Manaus, e já avançamos muito, com a chegada dos novos ônibus, reforma dos terminais de integração, revitalização da sinalização viária”, destacou.

Desde o início de 2021, o IMMU cumpriu 31 mil ordens de serviços e apoio em grandes eventos em todas as zonas da cidade. O instituto promoveu ainda 22.827 ações da operação Calçada Livre, para desobstruir a passagem para pedestres, e realizou 1.095 ações da operação Curumim, que auxilia a travessia de estudantes em vias de grande movimento de pedestres.

Segundo o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, cada operação tem uma finalidade específica, atendendo faixa de pedestres, voltadas ao transporte de carga, motocicletas e ônibus de transporte coletivo. “Essas operações têm uma finalidade de ordenamento, para que haja uma circulação mais segura dentro das características do trânsito”, afirmou Paulo Henrique.

Autuações por irregularidades

A fiscalização de veículos pesados resultou em 2.706 autuações motivadas por irregularidades, enquanto foram emitidas mais 10.061 autuações por estacionamento irregular em vagas de idosos e Pessoas com Deficiência (PcDs) em grandes comércios e shoppings da cidade, desde o início da atual administração municipal.

Paulo Henrique ressaltou a importância do tripé fiscalização, engenharia e educação para tornar o trânsito mais seguro. Já o vice-presidente de Trânsito do IMMU, Edson Leda, destacou o papel das operações de trânsito na preservação da saúde e bem-estar da população manauara, evidenciando a significativa redução de acidentes fatais ocorrida no último ano.

Participação.

Deixe uma resposta

2 − 1 =