O cabelo de milho, também conhecido por barba de milho ou estigmas de milho, é uma planta medicinal muito utilizada popularmente para tratar problemas do sistema renal e urinário, como cistite, nefrite, prostatite e uretrite, devido às suas propriedades diuréticas e anti-inflamatórias .
Esta planta possui nome científico de Estigma maydis e em sua composição são encontradas substâncias como vitaminas, proteínas e carboidratos que são importantes para manter o corpo saudável. O cabelo de milho também possui flavonoides, que são compostos também encontrados em frutas e legumes e que têm efeito anti-inflamatório e antioxidante, por exemplo.
Geralmente, o cabelo de milho é utilizado em sua forma de extrato seco para fazer o chá, podendo ser comprado em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias de manipulação.
Para que serve
O cabelo de milho é uma parte que fica dentro da espiga de milho e são os fios amarelados que se desenvolvem durante o desenvolvimento dos grãos deste alimento. Esta parte do milho é usada em várias regiões do mundo como planta medicinal para tratar diversas doenças e problemas de saúde, como:
- Cistita;
- Nefrite;
- Prostatite;
- Pedra nos rins;
- Tenho um;
- Incontinência urinária;
- Inchaço.
O cabelo de milho é um produto natural com efeito diurético, isto significa que ajuda a aumentar a frequência cardíaca e consequentemente auxilia na redução da pressão arterial. Alguns estudos mostram que esta planta medicinal também pode diminuir os níveis de açúcar no sangue e pode ajudar a restaurar o equilíbrio da flora intestinal, melhorando a regulação do intestino. Entenda o que é flora intestinal e para que servem.
Principais propriedades
O cabelo de milho possui substâncias como proteínas, vitaminas, carboidratos, cálcio, potássio, magnésio, sódio e compostos como flavonoides, que são importantes para retardar o envelhecimento e têm ação anti-inflamatória no corpo. Por causa disso, esta planta também possui propriedades hipoglicemiantes, depurativas e anti-fadiga.
A propriedade diurética do cabelo de milho é bastante conhecida e ocorre pois esta planta relaxa o revestimento da bexiga e dos túbulos renais, evitando a assistência e aumentando a eliminação da urina. Além disso, o cabelo de milho é considerado um leve hipotensor, pois ajuda a diminuir os níveis de pressão alta, através da diminuição da reabsorção do sódio.
Como usar o cabelo de milho
O cabelo de milho é usado com mais frequência em forma de chá, a partir do extrato seco comprado em lojas de produtos naturais.
Ingredientes
- 1 colher (de sopa) de extrato seco de cabelo de milho;
- 250 mL de água;
modo de preparo
Ferver a água com o extrato seco de cabelo de milho, cobrir e deixar descansar por 10 minutos. Em seguida, aguarde um pouco e coar, podendo beber este chá até três vezes por dia.
Além do chá, o cabelo de milho pode ser encontrado como suplemento alimentar, sendo que a dose recomendada nos estudos é de 400 a 450 mg para ser tomado de 2 a 3 vezes por dia, no entanto, antes de ingerir este tipo de produto é importante consultar um fitoterapeuta para saber a dose correta a se usar e não se deve abandonar o tratamento convencional orientado pelo médico.
Quem não deve usar
Os estudos mostram que o cabelo de milho é uma planta medicinal segura e com poucos efeitos colaterais associados, entretanto, deve ser usado com cautela em pessoas com pessoas que têm disfunção erétil, pois como aumentar a frequência cardíaca pode causar desconforto na hora de urinar .
Não deve ser usado por mulheres grávidas e que estejam amamentando, pois altera os níveis de ocitocina hormonal, que é responsável pelas contrações do útero, por exemplo. E ainda, pessoas que já fazem uso de remédios para baixar a pressão arterial, anticoagulantes, diuréticos e para diabetes devem perguntar ao médico antes de começar a usar o cabelo de milho.
99% dos leitores
achar este conteúdo útil
(4404 estimativas)
Bibliografia
-
HASANUDIN, Khairunnisa; HASHIM, Puziah, MUSTAFA, Shuhaimi. Seda de Milho (Stigma Maydis) na Saúde: Uma Revisão Fitoquímica e Farmacológica. Moléculas. Vol.17, n.8. 9697-9715, 2012
-
WANG, Chunyang e cols. Efeitos do polissacarídeo Maydis estigma na microflora intestinal no diabetes tipo 2. Farm Biol. Vol.54, n.12. 3086-3092, 2016
-
PINHEIRO, ACS et al. Efeito do extrato aquoso de cabelo de milho (Zea mays L.) sobre a excreção renal de água e eletrólitos e pressão arterial em ratos Wistar anestesiados. Rev. Bras. Pl. Med. Vol.13, n.4. 375-381, 2011
-
FLORIEN. cabelo de milho. Disponível em: . Acesso em 06 fev 2020
-
BOORHEM, RL; LAGE, EB Drogas e Extratos Vegetais Utilizados em Fitoterapia. 37Revista Fitos Vol.4 Nº01 março 2009. Vol.4, n.1. 37-55, 2009
Mostrar bibliografia completa