O prefeito David Almeida inaugurou hoje, 19/4, a estrutura central do píer turístico no rio Negro, integrando-o ao mirante Lúcia Almeida, localizado no centro histórico da cidade de Manaus. Esta iniciativa é parte do programa “Nosso Centro”, desenvolvido pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).
“A balsa principal do píer ‘Manaus 355’ foi lançada hoje, marcando a segunda fase desta importante construção que impulsiona o turismo em nossa cidade. Esperamos que até o final de junho, toda a estrutura esteja pronta para receber as embarcações turísticas”, afirmou Almeida.
A construção do píer está em andamento em um estaleiro no bairro Compensa, zona Oeste, envolvendo três frentes de trabalho: o porto, as pontes e as poitas. As 14 poitas que ancorarão as estruturas do píer já estão posicionadas ao redor do mirante.
A primeira estrutura, o maior atracadouro (flutuante), mede 12 metros por 80 metros, pesando quase 300 toneladas. Após o lançamento, ele permanecerá ancorado aguardando a conclusão da pintura das pontes flutuantes.
A prefeitura avança na conclusão do primeiro píer turístico da capital, que será instalado no complexo de São Vicente, no início da avenida 7 de Setembro, Centro, zona Sul. Este píer é parte da primeira etapa das intervenções do programa “Nosso Centro”, lançado pela gestão de Almeida em 2021, e está em fase final para entrega.
Poitas:
As 14 poitas ancorarão as estruturas do píer, permitindo sua flutuabilidade com a variação do nível do rio Negro. Posteriormente, serão lançadas no rio em suas posições definitivas.
Além do atracadouro principal, o píer conta com três pontes de ligação, sendo uma de 75 metros (160 toneladas) e outras duas de 60 metros (115 toneladas cada). Dois flutuantes de apoio para ligação das pontes medem 18 metros x 12 metros e pesam 62 toneladas cada.
Integração Turística:
O píer será ponto de partida e chegada para operações turísticas na hidrografia da Amazônia, integrando-se ao mirante Lúcia Almeida e às atividades no largo de São Vicente. Será referência para o turismo na orla de Manaus e no entorno da capital.
Dimensões e Projetos:
O píer turístico, de dimensões impressionantes, será montado no mirante no primeiro semestre deste ano, aproveitando a elevação do rio Negro. Permitirá que turistas e moradores desembarquem na ilha de São Vicente, vivenciando a história de Manaus.