
A gestão do prefeito David Almeida na cidade de Manaus completou mil dias de atuação, e durante esse período, a Prefeitura tem se empenhado em garantir a segurança alimentar e nutricional da população em situação de vulnerabilidade social. Por meio da operação de seis cozinhas comunitárias, dois restaurantes populares e um Prato do Povo, a Prefeitura distribuiu mais de 1,5 milhão de refeições gratuitas para famílias em necessidade.
As cozinhas comunitárias Vila da Felicidade e Santo Agostinho, localizadas nas zonas Sul e Oeste da cidade, passaram por revitalizações completas para melhor atender às demandas da população. A cozinheira Antônia Batista de Souza, da cozinha comunitária Santo Agostinho, expressou sua gratidão pelo trabalho realizado e enfatizou a importância de oferecer alimentos com amor e cuidado às pessoas em situação de fome.

O prefeito David Almeida destacou a relevância das cozinhas comunitárias e restaurantes populares na vida de milhares de famílias que não têm acesso regular a alimentos. Ele enfatizou que a segurança alimentar é um direito do cidadão e que a Prefeitura está comprometida em resolver o problema da fome de forma emergencial e, posteriormente, com a promoção do trabalho e da dignidade.

O programa “Manaus Mais Cidadã” também tem sido um pilar fundamental na aproximação da gestão municipal com a população. Com a realização de 80 edições do mutirão de cidadania entre 2021 e 2022, a Prefeitura decidiu reformular o programa, expandindo seu alcance e diversificando os serviços oferecidos. Agora, todas as secretarias municipais participam do projeto, oferecendo orientações sobre políticas públicas, com o apoio de parceiros do governo do Estado, agências da ONU e Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Mais de 30 parceiros estão envolvidos, proporcionando cerca de cem serviços gratuitos à população em cada ação.

O secretário da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Eduardo Lucas, destacou que o “Manaus Mais Cidadã” visa atender pessoas que enfrentam dificuldades logísticas e sociais para acessar serviços essenciais, proporcionando uma alternativa eficaz por meio da concentração de diversos serviços em um único local.
A primeira edição do “Manaus Mais Cidadã” em seu novo formato ocorreu em 25 de março de 2023, na escola municipal Frei Mário Monacelli de Grello, no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste, atendendo mais de 2 mil pessoas. Desde então, foram realizadas quatro edições adicionais nas zonas Leste, Oeste e Norte da cidade, com um aumento significativo no número de atendimentos, totalizando mais de 80 mil entre março e agosto deste ano.
Uma das famílias beneficiadas pelo programa foi a de Ingrid Braga, que há muito tempo buscava a emissão da Certidão de Nascimento de sua filha caçula, Lumina. Graças ao mutirão do Cartório do 5° Ofício de Registro Civil de Pessoas Naturais de Manaus, o processo foi finalmente concluído, proporcionando alívio à dona de casa.
“Foi uma luta para conseguir, mas finalmente conseguimos e foi um alívio. O atendimento foi ótimo, foi rápido, gostei bastante, muito bom mesmo”, afirmou Ingrid Braga.
A Prefeitura de Manaus continua empenhada em promover a segurança alimentar e cidadania para todos os seus cidadãos, garantindo que as necessidades básicas sejam atendidas e que a dignidade seja preservada.