A Prefeitura de Manaus, liderada pelo prefeito David Almeida em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), em parceria com a Associação dos Municípios do Amazonas, presidida pelo prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson José de Souza, estão em processo de criação do Comitê Intermunicipal Permanente da Região Metropolitana de Manaus para Governança Integrada em Meio Ambiente, Produção Rural, Desenvolvimento Sustentável e Defesa Civil. A iniciativa visa fortalecer a gestão ambiental compartilhada e enfrentar os desafios das queimadas e da fumaça na capital do Amazonas.
De acordo com dados do Programa Queimadas (BRQueimadas) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Amazonas registrou 72 focos de queimadas desde o início de novembro. Notavelmente, Manaus não apresentou nenhum foco durante esse período. A informação foi levantada pela Prefeitura de Manaus por meio da Semmas e pode ser acessada no site do Inpe: http://terrabrasilis.dpi.inpe.br/queimadas/bdqueimadas/.
O último foco de queimada em Manaus foi registrado em 27 de outubro, na zona rural da capital, próximo à BR-174, que conecta o Amazonas ao Estado de Roraima (RR).
Além de combater as queimadas, o comitê buscará recursos para reforçar as equipes das secretarias de Meio Ambiente dos municípios. A intenção é substituir as práticas antigas pela implementação das tecnologias definidas pela Embrapa, incluindo a agricultura familiar, visando a eliminação do uso do fogo no preparo do solo.
Ações
O secretário da Semmas, Antonio Stroski, enfatizou a determinação do grupo em agir contra essa prática criminosa. Desde junho, a Prefeitura de Manaus tem promovido ações de educação ambiental, blitze ambientais nas saídas da cidade, sensibilização em escolas públicas e privadas, bem como em empresas do polo industrial.
Além disso, a Semmas realiza diariamente a irrigação dos principais canteiros da cidade e dos parques administrados pelo órgão. Toda quarta-feira, equipes de arborização e educação ambiental promovem a campanha “Manaus Sem Fumaça”, distribuindo informativos, orientando a população e doando mudas de plantas.
Até o momento, mais de 25 mil pessoas foram impactadas por essas iniciativas, somando-se às campanhas publicitárias nos meios de comunicação tradicionais. A Prefeitura de Manaus também tem atuado em conjunto com as forças de segurança do Estado para combater ocupações irregulares.