A Prefeitura de Manaus, em parceria com o Governo do Amazonas, inaugurou na noite desta quinta-feira, 4/7, o Parque Gigantes da Floresta, localizado entre os bairros Novo Aleixo e Tancredo Neves. Com mais de 18 mil metros quadrados, o espaço é único na região Norte e proporciona um mergulho na fauna e flora amazônica, com mais de 80 animais esculpidos.
Durante a inauguração, o prefeito David Almeida destacou a importância do novo parque para resgatar a alegria da infância. “As crianças precisam voltar a ser crianças. Elas estão interagindo muito com as máquinas. A intenção desse parque é fazer com que a criança volte a ser criança, interagindo com outras crianças e com a natureza”, afirmou Almeida. O parque conta com seis cenários, incluindo répteis, anfíbios, primatas, mamíferos, onças e peixes, além da maior praça molhada da cidade, com 3,6 mil metros quadrados.
O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, ressaltou a importância da obra para a zona Norte e Leste de Manaus. “A população se instalou aqui desde a década de 90 e cresceu de forma desordenada. Poucas gestões tiveram um olhar atento como está fazendo a Prefeitura de Manaus. Este é um marco importante com vários investimentos na área”, disse Souza.
O parque oferece acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD) e inclui sete conjuntos de playground, cinco de balanços e brinquedos exclusivos para PcDs. O diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, destacou que o novo espaço vai auxiliar no convívio das crianças e na interação entre elas. “Essa entrega simboliza a valorização de uma geração que começa a se despontar para essa cidade”, salientou Valente.
Morador do Mutirão, o aposentado Wilton Porto, 55 anos, aproveitou a inauguração para tirar um tempo de qualidade com as três netas. “Eu estou achando uma maravilha. O prefeito está fazendo ótimo trabalho para a zona Leste. Está muito bonito, uma lindeza”, afirmou Porto.
O Gigantes da Floresta terá uma área administrativa e de monitoramento da segurança, a cargo da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg). Câmeras e guardas municipais em ronda 24 horas garantirão a segurança do parque. Equipes de monitores orientarão e cuidarão do bom uso e entretenimento das crianças e jovens.
O parque se soma ao Parque Amazonino Mendes, numa área total de 134 mil metros quadrados, ampliando a urbanidade, lazer, esporte e entretenimento na capital. Os animais esculpidos são obras de arte feitas em concreto e tela de viveiro, usando técnicas de construção, modelagem, colagem, papel machê, fibra de vidro e pintura. O parque conta com cenários interativos temáticos, rampas de escalada, escorregadores e área molhada, proporcionando uma experiência lúdica para as crianças e interativa para os adultos.