A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), deu início à “Campanha Agosto Lilás” nesta sexta-feira. A cerimônia aconteceu no estacionamento do shopping Phelippe Daou, na zona Norte da cidade, e contou com a presença de cerca de 300 pessoas.
O objetivo da campanha é conscientizar a sociedade sobre os diversos tipos de violência praticados contra as mulheres e incentivar a denúncia desses crimes. A iniciativa ganha destaque em um momento crucial, pois o Amazonas ocupa o 4º lugar no ranking de estados com mais registros de violência contra a mulher em 2023, conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
“A campanha pelo fim da violência contra as mulheres terá diversas atividades neste mês. Estamos articulados com parceiros, levando reflexões sobre como combater a violência baseada em gênero”, afirmou Graça Prola, subsecretária de Políticas Afirmativas para as Mulheres e Direitos Humanos da Semasc.
Marley Santos, diretora do Departamento de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Semasc, enfatizou que atividades preventivas serão realizadas em equipamentos socioassistenciais, escolas municipais e nas ruas. Além disso, o atendimento e acolhimento de sobreviventes de violência continuarão no Centro de Referência dos Direitos das Mulheres e na casa de acolhimento Ycamiabas.
A cerimônia de lançamento da campanha contou com apresentações artísticas, feira de empreendedorismo feminino, serviços de embelezamento, atendimento psicológico, social e jurídico, além de consultas médicas e exames realizados por unidades móveis.
O evento contou com a presença de representantes de povos indígenas, organizações da sociedade civil, agências das Nações Unidas para Refugiados e da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher.
A “Campanha Agosto Lilás” é realizada em todo o Brasil e faz referência à Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006), que representa um marco na luta pelos direitos das mulheres e combate à violência de gênero.