O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou hoje um significativo reforço nas forças de segurança pública do Estado, destacando a preparação de mais de 1,2 mil novos oficiais e soldados aprovados em concursos da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM). A visita às instalações do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública do Estado do Amazonas (Iesp), no Distrito Industrial, zona sul de Manaus, evidenciou o compromisso do governo em fortalecer a segurança da população.
O Curso de Formação de Oficiais (CFO) e de Soldados (CFSD) conta com a participação de cerca de 1 mil concursados da PMAM e 240 oficiais e soldados do CBMAM. O governador ressaltou a importância dessa fase inicial de adaptação à dinâmica militar, destacando que a formação busca aprimorar o serviço prestado pelo Governo do Estado e reforçar as tropas das forças de segurança.
“A partir do dia 1º de janeiro, vamos intensificar esses treinamentos para ter uma tropa cada vez mais preparada. A população será a principal beneficiada, pois teremos a possibilidade de colocar mais agentes nas ruas”, afirmou o governador durante a visita.
Em novembro, Wilson Lima convocou 1.704 aprovados em concursos da área de Segurança Pública, representando um investimento mensal de R$ 12 milhões por parte do Estado. Essas medidas estão inseridas no programa “Amazonas Mais Seguro”, lançado em julho de 2021, com o objetivo de proporcionar mais segurança à população, melhorar a produtividade e reduzir os índices criminais.
Do total de convocados para a Polícia Militar, 1.121 são destinados à ingressar na instituição, sendo 1.000 alunos soldados, 100 alunos oficiais combatentes e 21 alunos oficiais de saúde. Os cursos são coordenados pela Diretoria de Capacitação e Treinamento (DCT) da PMAM, com o CFO comandado pela Academia da Polícia Militar (APM) Coronel Neper Alencar e o CFSD pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).
Marconde Martins, 39, sargento da PMAM, expressou sua gratidão: “Gostaríamos de agradecer ao governador Wilson Lima por ter tido a coragem e a iniciativa de ter realizado esse concurso. Fez o concurso, convocou e aqui estamos para sermos formados e cumprirmos o dever da Polícia Militar, que é servir e proteger.”
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) também iniciou os cursos de formação com 241 alunos, incluindo 51 oficiais 2° tenentes e 190 soldados, no dia 1º de dezembro. Os remanescentes, 12 no total, devem ter seus nomes publicados nos próximos dias para integrar o curso ainda este mês.
Os cursos terão duração de 40 semanas para os soldados e mais de 2.900 horas para os oficiais, abrangendo aulas teóricas e práticas. Além disso, outros concursos, como Polícia Civil do Amazonas, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas, Secretaria de Segurança Pública e Departamento de Polícia Técnico-Científica, também foram contemplados com chamamentos, totalizando 330 novos agentes para reforçar a segurança pública do Estado.
O governador Wilson Lima destacou que, somente este ano, realizou três entregas para a modernização da segurança pública, incluindo viaturas, equipamentos, lanchas e drones. Essas iniciativas visam fortalecer as ações de patrulhamento nos rios do estado, contribuindo para um Amazonas mais seguro.