
Nos primeiros 1.000 dias da gestão do prefeito David Almeida, a Prefeitura de Manaus tem revolucionado a atenção primária à saúde, com um foco especial na saúde da mulher. Uma série de avanços significativos foi alcançada, incluindo a expansão da cobertura e a melhoria da qualidade dos serviços de saúde, a revitalização, reforma e construção de unidades básicas, o aumento da cobertura vacinal e o reconhecimento dos profissionais de saúde.
O destaque nesse fortalecimento da atenção básica à saúde da mulher é a ampliação da oferta de procedimentos e consultas para a prevenção e promoção da saúde feminina. As Unidades Móveis de Saúde da Mulher, em operação desde o final de julho até o mês de setembro, já realizaram mais de 19 mil procedimentos em moradoras das zonas Leste, Norte e Oeste da capital, priorizando áreas com maior carência de assistência.
Maria Vânia Bragança de Aquino, moradora do bairro São José, de 61 anos, é uma das beneficiárias dessas unidades móveis e destacou a agilidade e eficiência dos serviços. Ela realizou uma mamografia e outros exames em menos de uma semana, um processo que normalmente levaria meses.

“Algo que poderia levar dois ou até seis meses foi agilizado graças às ‘carretas’. Isso é importante, facilita a vida das mulheres do São José e de outros bairros que buscam atendimento aqui”, relatou.
O prefeito David Almeida enfatizou a importância dessas unidades móveis: “A saúde da mulher é prioridade na nossa gestão. E, com esse serviço, impulsionamos a assistência em saúde para a população feminina. As carretas levam equipamentos, equipes especializadas e farmácia às mulheres que vivem nas áreas mais necessitadas da atenção básica, nas zonas mais populosas da capital.”
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, ressaltou os esforços da Prefeitura na prevenção e diagnóstico dos cânceres do colo do útero e de mama. As unidades móveis oferecem exames de coleta do preventivo, mamografia, ultrassonografia, testes rápidos, consultas clínicas, pré-natal, vacinação e outros serviços.

“Em pouco mais de 2 meses de atividades, foram 2 mil coletas do preventivo, 1,6 mil mamografias e quase mil ultrassonografias da mama nas três unidades, dentre mais de 19 mil procedimentos realizados. São milhares de mulheres tendo acompanhamento adequado para doenças preveníveis e que têm boas chances de cura quando diagnosticadas no início”, afirmou.
Além disso, a gestão municipal implementou de forma pioneira o Serviço de Diagnóstico de Mama (SDM) nas policlínicas Castelo Branco, na zona Sul, e Djalma Batista, na zona Oeste. Esse serviço realiza biópsias nos casos suspeitos de câncer de mama, agilizando o tratamento das pacientes diagnosticadas com a doença. Desde a implantação até julho de 2023, foram realizados 397 exames e 109 encaminhamentos para tratamento.
No que diz respeito ao planejamento familiar, a Prefeitura de Manaus expandiu a oferta do Dispositivo Intrauterino (DIU), passando de quatro para 13 unidades de referência para a inserção do dispositivo. De janeiro de 2021 até julho deste ano, 1,2 mil mulheres foram beneficiadas com esse método contraceptivo.
A administração municipal continua comprometida em melhorar a qualidade de vida das mulheres de Manaus, com investimentos significativos na área da saúde e na atenção primária, visando à prevenção, diagnóstico precoce e promoção do bem-estar feminino.