O governador do Amazonas, Wilson Lima, cumpriu uma agenda oficial em Londres, capital da Inglaterra, nesta segunda-feira (12/02), onde se reuniu com a Sustainable Markets Initiative (Iniciativa de Mercados Sustentáveis), criada pelo Rei Charles 3º em 2020. O foco do encontro foi buscar parcerias para projetos sustentáveis já em andamento no Amazonas.
Lima destacou a importância dessas parcerias para programas como o Guardiões da Floresta, beneficiando mais de 8,2 mil famílias de Unidades de Conservação, Escola da Floresta, Água Boa e o Fundo Amazonas 2030, visando alcançar o desmatamento líquido zero em até seis anos.
A Iniciativa de Mercados Sustentáveis, apresentada pelo então príncipe Charles no Fórum Econômico Mundial em Davos em 2020, busca soluções sustentáveis para uma transição para um futuro mais verde. Wilson Lima expressou interesse em aplicar modelos semelhantes no estado do Amazonas.
Acompanhado pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, o governador também visitou o Royal Botanical Garden Kew (RBG Kew), dirigido pelo brasileiro Alexandre Antonelli. O RBG Kew é considerado um patrimônio da humanidade pela UNESCO, reunindo milhões de espécies da flora mundial.
Um memorando de entendimento entre o governo do Amazonas e o RBG Kew está em processo de construção para apoio nas Escolas da Floresta e pesquisa taxonômica em colaboração com a Universidade do Estado do Amazonas.
Outras iniciativas incluem parcerias de pesquisa, apoio à bioeconomia e fomento à pesquisa e desenvolvimento. Wilson Lima ressaltou a importância dessas colaborações para a proteção da floresta e a geração de renda para comunidades locais.
William Milliken, pesquisador do AmazonFace, também esteve presente. O projeto visa entender os efeitos do aumento de CO2 na atmosfera na floresta amazônica e é uma parceria entre o Brasil e o Reino Unido.
As reuniões em Londres foram resultado de encontros anteriores entre o governador do Amazonas e a embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq, onde foram apresentados os projetos sustentáveis do estado. O convite para as reuniões bilaterais na Inglaterra foi estendido durante essas discussões em Brasília, em janeiro.